quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Posse Responsável



A Organização mundial da saúde (OMS) estima que no Brasil existam cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cachorros, dos quais não é possível saber quantos foram abandonados, mas sabe-se que um casal de animais pode gerar até 40 filhotes por ano.
Só a SUIPA (Sociedade União Internacional Protetora dos Animais) recebe cerca de 50 animais abandonados por dia, entretanto estima-se que são abandonados cerca de 200 animais a cada dia, somente na cidade do Rio de Janeiro.
Nas ruas, os animais sofrem maus-tratos, passam fome, se reproduzem, adoecem e transmitem doenças, inclusive para o ser humano (como por exemplo, a leptospirose,  a leishmaniose e a toxoplasmose).
O crescimento descontrolado da população de animais nas ruas das cidades é um dos maiores problemas de saúde enfrentados pelas prefeituras e a única forma de solucionar esse problema é a posse responsável e esterilização dos animais que já estão nas ruas.
Como você pode contribuir para solucionar esse problema?
Em primeiro lugar se tem ou pretende ter um animal de estimação informe-se sobre o que é a posse responsável :
·          verifique quais são as necessidades e investimentos financeiros e afetivos que envolvem a criação desse animal, lembre-se que você vai precisar investir, não só dinheiro, mas principalmente, tempo e afeto.
·          Certifique-se de que o espaço que você dispõe é adequado, suficiente e seguro para que seu animal se desenvolva com saúde.
·         Pesquise e converse com outros proprietários sobre o comportamento do animal que você escolheu e esteja certo que você poderá educá-lo e respeitá-lo (brincadeiras, bagunças, barulho e eventuais destruições, fazem parte do pacote).
·         Descubra quanto tempo vive, em média, o animal que você escolheu e esteja consciente de que os animais, assim como as pessoas, envelhecem e adoecem. Veja se você está disposto a cuidar e manter esse animal durante a sua velhice e possíveis doenças.
·          Lembre-se de que sua vida pode mudar (casamentos, filhos, separações, mudanças de casa), pense se você está disposto a enfrentar essas mudanças na companhia de um animalzinho, pois, pode implicar abrir mão de muitas coisas no futuro.
·         Leia e converse sobre a importância da castração. Mesmo se o seu animal for de raça com pedigree, você precisa pensar nos seus descendentes. Em apenas dois anos, uma única cadela pode ser responsável pelo nascimento de 555 cães. As gatas têm cios em intervalos ainda menores. E os machos, tanto de gatos quanto de cães podem produzir filhotes em qualquer época do ano, basta que cruzem com uma fêmea no cio.

Mas se você não tem e nem pretende ter animais de estimação, você também pode entrar nessa batalha e ajudar a resolver o problema dos animais abandonados! Existem grupos de pessoas que não têm condições de criar um animal em casa, mas que recolhem animais de rua, especialmente, gatos para castrá-los e depois devolvê-los às ruas. Assim, ao menos se evita que esses animais procriem, aumentando o problema.
O Clube das Lambidas está desenvolvendo um programa de esterilização, inicialmente, dedicado aos animais resgatados. Você pode contribuir oferecendo ajuda financeira para que possamos castrar esses animais.  Uma cirurgia de esterilização custa cerca de R$ 60,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário